Destaques

03/05/2017 - Pombos têm a mesma habilidade humana para acumular sabedoria

Embora muitos animais ensinem habilidades básicas para seus filhotes, como aprender a caçar, até agora não se sabia de nenhuma espécie que acumulava coletivamente técnicas e experiências, como faz a Humanidade. Agora, os cientistas britânicos descobriram que os pombos-correios conseguem melhorar sua eficiência em percorrer grandes distâncias ao longo do tempo.

26/04/2017 - Traça devoradora de plástico é esperança para sério problema ambiental

A descoberta de uma larva capaz de devorar polietileno, um dos materiais plásticos mais resistentes que existem, utilizado em embalagens, oferece a perspectiva de biodegradar rapidamente um poluente que leva séculos para se decompor no meio ambiente, contaminando especialmente os oceanos.

19/04/2017 - Troca de “baba” é a maneira mais estranha de se comunicar no mundo animal

De acordo com um novo estudo da Universidade de Lausanne, na Suíça, fluidos compartilhados boca-a-boca por formigas contêm proteínas e pequenas moléculas que podem influenciar o desenvolvimento e organização de suas colônias.

12/04/2017 - Descobriram uma nova espécie de aranha que se camufla de folha

Os pesquisadores suspeitam que a artimanha sirva para que eles possam se camuflar de seus predadores ou, ainda, para que as aranhas não sejam vistas por suas presas.

05/04/2017 - Morcego brasileiro é o vertebrado voador mais rápido do mundo

Os morcegos são conhecidos por serem ágeis e velozes, mas por sua estrutura aerodinâmica, os cientistas imaginavam que eles não seria capazes de superar os pássaros em velocidade horizontal. Mas um novo estudo revelou que o pequeno morcego brasileiro, o Tadarida brasiliensis, alcança 160 quilômetros por hora. O resultado surpreendeu até mesmo os pesquisadores, por ser um recorde entre os vertebrados voadores.

29/03/2017 - É possível uma barata entrar no crânio pelo nariz; e não é só ela

Casos de insetos que penetram no corpo humano existem, apesar de não serem tão comuns. A lista de invasores não é pequena: Baratas, besouros, tesourinhas, larvas de moscas e mais!

22/03/2017 - Grilos, larvas e escorpiões serão a comida do futuro?

A Coalo Valley Farm é a primeira fazenda de insetos para consumo humano do Estado da Califórnia, EUA, e os donos do projeto têm grandes planos.

15/03/2017 - As abelhas da Ilha de Páscoa são de um tipo único no mundo

Uma pesquisa realizada revelou que as abelhas da Ilha de Páscoa estão livres do ácaro , do parasita (carrapato microscópico) e das bactérias e , as principais pragas que afetam as abelhas no mundo.

08/03/2017 - Por que vaga-lumes e besouros emitem luz com cores diferentes?

Você sabe por que os vaga-lumes brilham no escuro e por que as cores de suas luzes são diferentes das de outros insetos? Cientistas brasileiros em conjunto com cientistas japoneses encontraram as respostas.

01/03/2017 - Cuidado com as moscas: elas também propagam genes das superbactérias

Uma equipe de cientistas chineses e amerianos descobriu que as moscas são capazes de propagar o gene responsável pela resistência a antibióticos das chamadas superbactérias. O estudo foi publicado na revista científica New Scientist.

22/02/2017 - O Carnaval das Pragas

O carnaval está chegando e é hora de aprontar as malas. Só que além do biquíni, calção de banho ou bermuda para uma boa caminhada, não devemos esquecer de nos proteger contra o ataque de alguns animais que poderão estar um pouco importunados com tanta folia e que, por isso, farão de nosso corpo um delicioso banquete.

15/02/2017 - Abelhas removem larvas mortas para reduzir transmissão de doenças na colmeia

Os insetos sociais, como formigas, cupins e abelhas, costumam apresentar um mecanismo de defesa em que removem crias mortas ou doentes a fim de reduzir a transmissão de doenças por parasitas e patógenos dentro da colônia.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |   [ próximo ]