Pragas Urbanas

Broca de Madeira

  • Introdução

CLASSIFICAÇÃO


Classe: Insecta

Ordem: Coleoptera

Família: Várias

Nome vulgar: Broca de madeira




BIOLOGIA


As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira. Embora elas vivam relativamente pouco tempo (algumas espécies só vivem 24 horas na forma adulta), elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira ou podem fazer elas mesmas os locais de oviposição (depende da espécie). As larvas do inseto eclodirão dos ovos e poderão formar galerias por toda a madeira até se tornarem adultos, quando então sairão da madeira infestada para novamente ovipositar em outros locais. Observe que quando o adulto emerge, formando o furo característico na madeira, já não resta mais nada a não ser o estrago causado na madeira. Mesmo assim é interessante proceder ao tratamento para imunizar a madeira naquele ponto. Não se esqueça de calafetar os furos após o tratamento.




ABRIGOS


Madeira




MÉTODOS DE PREVENÇÃO


Para evitar a infestação em móveis é importante proteger a madeira, com aplicação de produtos pronto para uso (liquido ou aerossol), seguindo as instruções de uso. A proteção deverá ser feita em todas as superfícies não acabadas dos móveis que possui (entenda por superfície não acabada aquelas que não tem tinta ou verniz - como por exemplo, a parte de baixo e de trás dos móveis, gavetas, etc.), assim como as juntas nas madeiras. Geralmente é por estes locais que as broca irá penetrar novamente.




MÉTODOS DE CONTROLE


Uso de produtos de venda livre de acordo com as instruções do rótulo. Se a infestação já for grande, sugerimos que contrate uma empresa profissional de controle de pragas. Eles têm equipamentos adequados e utilizam produtos de uso profissional que controlam esta praga.