Pragas Urbanas

Caramujo-Gigante Africano

  • Introdução

CLASSIFICAÇÃO


Filo: Mollusca

Classe: Gastropoda

Nome Científico: Vários

Nome vulgar: Caramujo-gigante, Caracol, Caramujo




BIOLOGIA


Tamanho: Pode atingir de 15 a 20 cm de altura e de 10 a 12 cm de comprimendo, chegando a pesar 200gr.

Longevidade: Variável

Coloração: Variável

Postura: Variável

Reprodução: Sexuada

Alimentação: Várias espécies de plantas. Alguns se alimentam de minhocas ou outros caracóis e lesmas.


A Achatina fulica, nome científico do caramujo-gigante, foi trazida de outros países por criadores de escargots sem qualquer critério de avaliação do seu impacto ambiental, caso o animal fugisse do cativeiro.




ABRIGOS


Jardins

Hortas

Pomares

Água-doce




DOENÇAS TRANSMITIDAS E PATÓGENOS VEICULADOS:


Além de ser uma ameaça à saúde pública, pois pode transmitir um verme, o Angiostrongylus cantonensis. Este verme causa a angiostrongilíase meningoencefálica, que poucas vezes é fatal, porém pode ocasionar sintomas, como dores abdominais, que podem perdurar por vários meses, além de lesões oculares irreversíveis.


O contágio do homem ocorre pela ingestão de larvas do verme que ficam no muco produzido pelo caramujo enquanto caminha por verduras, legumes e frutas.


Não só a Achatina pode transmitir vermes através de seu muco, como também outros caracóis e lesmas, por isso, mais uma razão para lavar bem as verduras, mesmo aquelas que estão em sua horta.


Um outro problema ocasionado por caramujos é a esquistossomose, doença causada por um verme (trematódeo) denominado Schistosoma mansoni. O caramujo Biomphalaria, que vive na água-doce, é hospedeiro intermediário e o verme passa para o homem quando este banha-se em córregos, riachos, valas alargadas, brejos, açudes, represas lagos e lagoas, onde haja pouca correnteza, infestados pelos caramujos contaminados.




MÉTODOS DE PREVENÇÃO


Não deixe restos de folhas ou outro tipo de matéria orgânica no jardim. Estes servem de abrigo e mesmo de alimento para as lesmas e caracóis;


Algumas plantas repelem lesmas e caracóis. Plante ao redor do jardim uma ou mais das seguintes plantas: uva, repolho roxo, girassol, gerânio, abóbora, alho ou menta.




MÉTODOS DE CONTROLE


Faça a catação manual destes animais (utilizando luvas ou saco plástico).