Pragas Urbanas

Cupim de Madeira Seca

  • Introdução
  • Destaques

CLASSIFICAÇÃO


Ordem: Isoptera

Família: Kalotermitidae

Nome vulgar: Cupim de madeira seca




BIOLOGIA


Os cupins de madeira seca são cupins que vivem em madeira com relativamente baixo teor de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem provêem a umidade que necessitam para sobreviver.


Quando infestam peças que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo as de menor tamanho. Esta capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando as peças são transportadas.




ABRIGOS


Madeira




MÉTODOS DE PREVENÇÃO


Uso de madeiras tratadas durante a construção do imóvel ou montagem dos móveis;


Colocação de telas (20 mesh) para prevenir a entrada de alados nas áreas internas da estrutura;


Proteção da superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas, com o objetivo de tapar frestas e rachaduras onde os cupins possam se alojar;


Aplicar produto para controle de cupim em todas as superfícies não acabadas dos móveis (entenda por superfície não acabada aquelas que não tem tinta ou verniz - como por exemplo, a parte de baixo e de trás dos móveis, gavetas, etc.), assim como as juntas nas madeiras, seguindo sempre as instruções de uso;


Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas;


Não transportar móveis e objetos infestados.




MÉTODOS DE CONTROLE


A infestação por cupim de madeira seca, normalmente fica restrita à(s) peça(s) atacada(s), e poderá ser controlado por meio de produtos para controle de cupins encontrados em supermercados ou lojas de materiais de construção.


Ao comprar um produto de venda livre para controle de cupins, siga as recomendações do rótulo, aplicando o produto nos buracos da madeira deixados pelo cupim. Se corretamente utilizado o produto, com certeza você poderá controlar essa praga.


Para controle residencial existem vários produtos de venda livre encontrados no comércio em geral.


Caso a infestação já for grande, sugerimos que contrate uma empresa profissional de controle de pragas. Eles têm equipamentos adequados e utilizam produtos de uso profissional que controlam esta praga.