Destaques

07/11/2018 - Manejo de percevejos na soja reflete no rendimento e qualidade dos grãos

Os percevejos são pragas que se reproduzem com facilidade e podem provocar perdas significativas na produtividade da soja, danificando grãos e até mesmo as vagens. Devido aos grandes impactos causados por esses insetos, os produtores da oleaginosa devem ficar atentos ao seu manejo.

31/10/2018 - Margem de rentabilidade dos grãos recua entre 40% a 50% em 2018

Em 2018, levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra que, na média, a atividade agropecuária teve significativa redução da margem de rentabilidade. O comportamento foi impactado pelos custos de produção, puxado pela alta dos preços de insumos como fertilizantes, energia, óleo diesel e rações, e outros fatores como a paralisação dos caminhoneiros.

24/10/2018 - País deve elevar importação de trigo em 2018

Em cenário de incertezas sobre a cotação do dólar, moinhos ainda não sabem o quanto pagarão pelo produto e não preveem repasse de preços; Argentina é o principal fornecedor do Brasil.

17/10/2018 - Agrônomos passam a ser responsáveis pelo receituário de agrotóxicos

Acordo assinado no gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), atribui ao engenheiro agrônomo a responsabilidade pelo receituário de aplicação de agrotóxicos. Até então, o receituário reproduzia o que é previsto nas bulas emitidas pelos fabricantes.

10/10/2018 - Produção de trigo será menor no Brasil

Esta queda de volume e de qualidade, segundo ele, já está fazendo alguns moinhos pensarem em adiantar importações de trigo argentino via barcaças para o oeste do País. Também estimula a compra de trigo paraguaio que, apesar de alguns problemas climáticos, poderá ter produto melhorador.

03/10/2018 - Lucratividade da soja ainda deve ser positiva em 2019

O cenário climático para a América do Sul, o comportamento da economia mundial e seus impactos sobre o mercado financeiro e a demanda global em tempos de aumento do protecionismo, bem como a conjuntura da economia brasileira e seus desdobramentos sobre a taxa de câmbio são as principais variáveis que podem interferir de forma mais intensa nas estimativas de lucratividade para a soja.

26/09/2018 - Descoberta concentração de zinco no genoma do trigo

Um relatório publicado na revista Nature Cientifc Reports mostrou que cientistas de diversos países descobriram áreas do genoma do trigo em que a concentração de zinco é muito alta. De acordo com Velu Govindan, pesquisador Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo do México (CIMMYT) e principal autor do relatório, a descoberta será muito importante para a criação de novas espécies do cereal.

19/09/2018 - Insetos ameaçam produção em climas quentes

Pesquisadores descobriram que à medida que o clima continua a aquecer, agricultores de todo o mundo podem sofrer perdas de colheitas substancialmente maiores devido ao crescimento de populações de pragas de insetos vorazes, particularmente em regiões temperadas, onde a maior parte dos grãos do mundo é cultivada.

12/09/2018 - Milho deve perder espaço para soja nas lavouras do TO em 2019

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que o milho deve perder espaço para a soja nas lavouras do Tocantins em 2019. A estimativa é de que a soja tenha um crescimento de pelo menos 10% na produtividade. Já a quantidade de milho deve cair, mas o número vai depender das condições climáticas.

05/09/2018 - Insetos causarão mais danos às plantações pelas mudanças climáticas

Pesquisadores da Universidade Estatal de Washington concluem, em um estudo publicado na revista Science, que a produção agrícola mundial verá seu rendimento reduzido porque uma característica fisiológica universal dos insetos é que quanto mais calor faz, mais comem.

29/08/2018 - Mosca-da-haste-da-soja está presente e já avança

A praga vem causando inúmeros prejuízos em países como a Rússia, Austrália e Espanha, mais recentemente no Paraguai e na Bolívia, e vem sendo detectada no Brasil desde 2015.

22/08/2018 - Cientistas decodificam pela primeira vez genoma completo do trigo

Cientistas anunciaram ter decodificado pela primeira vez o genoma completo do trigo, um avanço que especialistas afirmam que irá ajudar a alimentar a crescente população mundial. O trigo fornece mais proteína do que a carne para a dieta humana e responde por cerca de um quinto das calorias consumidas pelas pessoas.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |   [ próximo ]