Destaques

04/09/2018 - EXPOPRAG 2018 é recorde de público

A 12ª edição do maior encontro da América Latina do mercado de controle de vetores e pragas urbanas superou todas as expectativas. No evento de encerramento foi apresentado o balanço da EXPOPRAG 2018, que foi realizada de 29 a 31 de agosto, em São Paulo. No total, foram 2.880 participantes vindos de 21 estados brasileiros e de 13 países, entre eles, China, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e outros.

30/08/2018 - Bayer oferece soluções de produtos para controle de pragas na Expoprag 2018

Entre os dias 29 e 31 de agosto acontece em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca, a Expoprag 2018, maior evento da América Latina para o controle de pragas e vetores. A Bayer estará presente com objetivo de mostrar soluções e parcerias que oferecem a toda a cadeia de serviço no controle profissional de pragas. Serão apresentados inseticidas como Temprid®, Maxforce® e Rodilon Soft Bait®, pacote ideal quando o assunto é solução de qualidade em todo tipo de tratamento do ambiente.

29/08/2018 - Estudo diz que Luz de vaga-lumes tem mais função do que só atrair fêmeas

Uma descoberta recente desvendou outra função para as conhecidas luzes naturais dos vaga-lumes. Além de atrair parceiros sexuais para conseguir o êxito da cópula, perpetuando a espécie, a artimanha serve de proteção contra um de seus temidos predadores: os morcegos insetívoros.

22/08/2018 - Fóssil de besouro de 99 milhões de anos é descoberto em âmbar

Paleontólogos encontraram um besouro bogani de 99 milhões de anos preservado com pólen de uma planta cicadácea dentro de um âmbar. O inseto tinha dois milímetros de comprimento, e foi descoberto em Myanmar, na Ásia. Evidência sugere que o inseto começou o processo de polinização antes do que abelhas e borboletas.

15/08/2018 - Bichos-da-seda tiveram genoma modificado para produzir teias de aranha

Uma nova pesquisa chinesa utilizou com eficácia uma técnica de edição de genes para fazer com que bichos-da-seda produzissem uma teia de aranha fortificada. O estudo incluiu membros da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade Fudan, da Universidade de Ciência e Tecnologia Jiangsu, e da Academia Zhejiang de Ciências Agricultoras.

08/08/2018 - 'Aranhas-pirata', invadem teias para devorar seus 'arquitetos'

Fazer uma teia é uma estratégia muito sofisticada. Além de produzir vários tipos de seda e cola, a aranha precisa fazer uma sequência de manobras precisas. Mas por que se incomodar em construir sua própria teia quando você pode simplesmente invadir a de outra e comer o arquiteto?

06/08/2018 - EXPOPRAG acontece em agosto, em São Paulo

Maior encontro da América Latina voltado para a cadeia de controle de vetores e pragas urbanas, a EXPOPRAG chega à sua 12ª edição em 2018. Realizada a cada dois anos pela Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), o evento acontece em um ambiente que alia Congresso, feira, cursos técnicos, palestras e debates, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

01/08/2018 - Estresse pode estar causando o colapso de colônias de abelhas

Já se sentiu sobrecarregado, cansado e com a cabeça confusa? Uma pesquisa mostra agora que abelhas sofrem da mesma coisa — e nós entendemos o porquê. Assim como o estresse crônico afeta as habilidades mentais em humanos, um estudo recente sugere que essas atividades estressantes de forrageamento reduzem a habilidade das abelhas de resolver problemas, alterando a conectividade entre neurônios específicos do cérebro.

25/07/2018 - Descubra a curiosa razão pela qual há insetos homossexuais

A homossexualidade em insetos é tão ampla quanto enigmática, segundo o biólogo Kris Sales, da universidade britânica de East Anglia. "Por que a evolução permite que continue existindo uma custosa atividade homossexual, quando a reprodução é atingida primariamente pelo acasalamento heterossexual?", questionam Sales e seus colegas em seu estudo mais recente.

18/07/2018 - Como os humanos, ratos e camundongos são persistentes

Os economistas estabeleceram há tempos que os humanos, quando investem tempo ou dinheiro em uma causa, têm dificuldade em abandoná-la, mesmo que os gastos sejam irrecuperáveis. Acontece que ratos e camundongos podem sofrer o mesmo.

11/07/2018 - Larvas de mosca voltam a ser usadas para tratar feridas crônicas

Uma antiga forma de tratamento de feridas crônicas, que havia sido descartada com o surgimento dos antibióticos, está voltando a ser usada em alguns hospitais dos EUA, Europa e América Latina. No Brasil, ela vem sendo pesquisada em algumas universidades e é aplicada rotineiramente em pelo menos um hospital, o Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

04/07/2018 - Libélulas podem percorrer mais de 100 quilômetros em um único dia

Os insetos são seres que intrigam muita gente devido à aparência, seja pela cor ou formato do corpo ou pela forma com que se locomovem e se camuflam. Um fator que faz com que as pessoas fiquem curiosas a respeito desses bichos é que poucas informações são divulgadas e conhecidas sobre as espécies. Entre tantos insetos diferentes um grupo em especial se destaca pela beleza e histórico: as libélulas.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |   [ próximo ]