Destaques

21/12/2016 - Férias de Verão!

O verão é a estação mais festejada e esperada pelos brasileiros. É a estação para descansar, aproveitar o sol e curtir uma bela praia com a família e amigos. Além dos cuidados com a pele, a alimentação e com a desidratação, você deverá estar atento a outros riscos para sua saúde.

14/12/2016 - O que leva os insetos serem atraídos pelas lâmpadas?

É comum ver insetos rondando uma lâmpada quando ela está acessa. Mas você saberia qual o motivo que leva os bichinhos a fazerem isso? Não existe uma explicação cientifica sobre o assunto, mas o que se sabe é que os insetos usam luz para se orientar. Os voadores se sentem hipnotizados pela luz das lâmpadas artificiais. Esse comportamento pode estar associado a uma confusão do sistema interno de navegação dos insetos.

07/12/2016 - Esta borboleta amazônica é terrível

O entomologista e o biólogo americanos Phil Torrer e Aaron Pomerantz fizeram uma descoberta incrível sobre o comportamento de uma borboleta na Amazônia. Tudo começou quando Phil observou que uma borboleta estava rodeada por formigas, o que não é nada comum. Curioso com o que viu, ele voltou naquele local em outro dia, e flagrou ainda mais borboletas cercadas por formigas.

30/11/2016 - Tecnologia usa gafanhotos para “farejar” explosivos

Cientistas norte-americanos estão desenvolvendo uma tecnologia que permite a gafanhotos detectarem explosivos através do olfato, uma característica que se apresenta bastante avançada nestes insetos, mais eficaz até que as mesmas capacidades demonstradas pelos cães, segundo os responsáveis pelo projeto.

23/11/2016 - Sabe o que aconteceria se uma formiga caísse do alto de um arranha-céu?

Imagine que você pega uma formiguinha e deixa que ela caia do alto do Empire State Building — aquele famoso edifício que fica em Manhattan, Nova York. O prédio, só para você ter uma noção da queda da bichinha, tem 102 andares e altura total de 443,2 metros contando a antena ou 373,2 m do solo até o último andar. Então, voltando à questão da formiga, será que ela morreria se despencasse lá de cima?

16/11/2016 - Cientistas descobrem mosca que rouba alimentos de plantas carnívoras

A natureza nos surpreende às vezes e agora demonstrou como se pode viver às custas de um inimigo. Uma equipe de entomologistas e botânicos brasileiros, espanhóis e alemães achou no Brasil larvas de uma mosca que vivem nas folhas pegajosas de plantas carnívoras e que, além disso, roubam seu alimento.

09/11/2016 - Pesquisa usa cola do bicho-da-seda para remover metais tóxicos da água

Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, em Campinas (SP), mostra que a cola do bicho-da-seda, que é descartada pela indústria como resíduo, pode ser usada para retirar metais tóxicos e preciosos da água. Segundo o pesquisador Thiago Lopes da Silva, responsável pelo estudo, em alguns casos, a remoção é de 99%.

02/11/2016 - Sabe como grilos paqueram? Eles precisam ouvir mesmo som várias vezes

Um jardim sob o silêncio da noite parece ser um lugar ideal para o amor rolar, mas paquerar não é tão fácil quando se é um inseto. Para conseguirem escutar as cantadas uns dos outros, grilos ouvem o mesmo som quatro vezes, duas em cada ouvido --que ficam nos joelhos. A repetição ajuda as fêmeas a encontrarem os melhores machos cantores para o acasalamento no escurinho da moita.

26/10/2016 - Cientistas descobrem mecanismo que controla metamorfose dos insetos

Cientistas do Instituto de Biologia Evolutiva de Barcelona descobriram o mecanismo que controla a formação da pupa, estado pelo qual alguns insetos passam durante a metamorfose de larva para adulto, o que poderia ajudar a desenvolver novos inseticidas mais eficazes.

19/10/2016 - As abelhas estão morrendo intoxicadas no Brasil, segundo estudo

Se pagássemos pelo serviço que as abelhas prestam à natureza, elas estariam bilionárias. O “salário” à colmeia mundial seria de 212 bilhões de dólares por ano. O cachê é alto assim porque o inseto é responsável por 73% da polinização de toda a cultura mundial. O resultado é a garantia de 40% dos alimentos consumidos por nós. Por isso, sua possível extinção – que pode não estar tão distante, como apontou este novo estudo – é algo tão preocupante, seja para a biodiversidade do planeta ou até, pasmem, para os produtores de inseticidas, produtos que as matam.

12/10/2016 - Borboletas mostram nova tática de sobrevivência

Uma nova tática de sobrevivência acaba de ser descoberta em borboletas. É o que mostra um estudo com resultados publicados na revista Neotropical Entomology e coordenado por André Lucci Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e por Carlos Eduardo Guimarães Pinheiro, da Universidade de Brasília (UnB).

05/10/2016 - As abelhas mostram como o clima está mudando

Na paisagem árida do interior do nordeste brasileiro, uma pequena espécie resiste enquanto muitas outras sucumbem ao calor e à seca: as abelhas. Os agricultores da região perderam as contas de quantos bois já morreram após cinco anos de estiagem. Mas as 1.000 colmeias cuidadas pela Associação dos Apicultores de Carnaíba e Região, cada uma reunindo entre 60.000 e 120.000 insetos nativos ou africanos, seguem trabalhando.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |   [ próximo ]