Destaques


23/08/2006 - Formiga tem a mordida mais rápida do mundo: 233km/h




Uma minúscula formiga tem a mordida mais rápida do mundo - literalmente, mas rápida que um piscar de olhos. O nome Odontomachus bauri pode soar pesado, mas este inseto caçador é capaz de fechar as presas com velocidade entre 125 km/h e 233 km/h, de acordo com artigo publicado nesta segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. Isso tira de um pequeno crustáceo o título de bote mais rápido, de acordo com a equipe de Sheila Patek, da Universidade da Califórnia, Berkeley. Melhor ainda: a formiga é capaz de fechar as presas com tanta força que o coice a joga para trás, longe do perigo.


A equipe de cientistas usou vídeos de alta velocidade para gravar a mordida da formiga e determinar a velocidade. O tempo médio de um ataque é de 0,13 milissegundos, ou 2.300 vezes mais depressa que um piscar de olhos. E um clique rápidos das presas, contra o solo, pode oferecer uma rota de fuga, fazendo com que a formiga dê uma cambalhota no ar e se afaste de uma fonte de perigo.


Ver o inseto se valer dessa saída foi uma das coisas mais hilárias no laboratório, disse Patek, em entrevista por telefone. As formigas não se machucam com a manobra: caem, rolam e saem andando. Às vezes, se agarram a algum apoio ainda durante a queda.


As formigas têm menos de um centímetro de comprimento, mas conseguem se jogar até 8,13 centímetros para o alto e 15,6 centímetros para o lado. De acordo com a equipe de Patek, isso equivale a um homem de 1,67 metro pular 13 metros para o alto e 40 metros para o lado.


O mecanismo funciona graças a um par de músculos poderosos na cabeça da formiga, que segura as presas abertas. É como atirar com uma besta, onde a energia está armazenada no arco e pode ser liberada a um toque do gatilho.




Fonte: O Estado de S. Paulo - 22/08/2006



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook