Destaques


23/05/2007 - Jardineiras em miniatura




Formigas da Caatinga ajudam a plantar sementes. É o que mostra o trabalho liderado por Inara Leal, da Universidade Federal de Pernambuco, em Xingó – entre Bahia, Sergipe e Alagoas (Annals of Botany). A equipe observou que 18 espécies de formiga carregam sementes e por vezes comem seu revestimento.


Os insetos mostraram interesse por vários tipos de planta, mas a síndrome típica de dispersão de sementes por formigas, ou mirmecocoria, foi mais freqüente na família das euforbiáceas, cujas sementes têm uma proeminência carnosa (carúncula). Na mirmecocoria verdadeira as formigas carregam a semente para o ninho, comem a carúncula e abandonam a semente intacta.


Os experimentos feitos pela equipe de Inara mostraram que as formigas espalham as sementes até um máximo de 11 metros da planta-mãe e que a terra do ninho é mais propícia à germinação do que o solo sem formigueiros.




Fonte: Revista Pesquisa Fapesp nº 135 - Maio 2007

Foto: Inara Leal/UFPE



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook