Destaques


10/12/2008 - Colônias de 100 mi de formigas invadem meios urbanos




A espécie de formiga Lasius neglectus vive em super colônias com mais de 100 milhões de habitantes. Atualmente, acredita-se que elas estão marchando em direção à Inglaterra.


Apesar de inofensiva aos humanos, e não muito diferente das formigas tradicionais nos jardins, a Lasius neglectus tem preocupado os pesquisadores. As colônias são tão grandes que podem derrotar espécies nativas de insetos apenas competindo por comida.


Aparentemente, esta espécie de formiga prefere o meio urbano, invadindo parques, jardins e até mesmo as casas, sendo atraídas pelos campos magnéticos criados pelas tomadas. Inclusive, com certa freqüência, causam quedas de luz por roerem os fios.


Apesar de originada na Turquia, no ano 2000 a Lasius neglectus já ocupava 30 regiões da Europa. Atualmente, as colônias gigantescas podem ser encontradas em 108 regiões, em 15 países, da Bélgica ao Usbequistão.


Especialistas acreditam que é apenas uma questão de tempo para que o exército de formigas chegue à Inglaterra - se ainda não estiverem lá.


Acreditamos que elas se espalharão ainda mais. Elas parecem formigas normais de jardim, mas são uma multidão, afirmou a pesquisadora Sylvia Cremer.


As colônias deste inseto são constituídas de cerca de 1 mil ninhos. Quando eu vi esta formiga pela primeira vez, eu simplesmente não podia acreditar que poderiam haver tantas formigas no mesmo jardim,disse o professor Jacobus Boomsma, um dos pesquisadores que descobriu a espécie de insetos.


Lasius neglectus sobrevivem a temperaturas próximas à 5ºC negativos, podendo prosperar perfeitamente nas condições climáticas inglesas.


Enquanto que a maioria das pragas necessitam de temperaturas altas para se proliferar, a Lasius neglectus consegue sobreviver durante o inverno, com grandes períodos de gelo, inclusive. Então, o avanço da espécie para zonas de clima frio parece inevitável, afirmam os pesquisadores em um artigo no periódico científico PLoS ONE.




Fonte: Terra Ciência - 03/12/2008

Foto: UAB Divulga



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook