Destaques


28/01/2009 - Formigas lava-pés tomam conta de terrenos alterados pela ação humana




As formigas lava-pés adoram uma alteração. Se você cultivar um pedaço de chão em qualquer lugar do sul dos Estados Unidos, provavelmente as lava-pés vermelhas, ou Solenopsis invicta, tomarão o comando das espécies nativas de formigas. É por isso que a S. invicta, uma grande peste invasora, é encontrada em loteamentos, shoppings e outras áreas onde o ambiente natural foi alterado.


Mas seria a alteração de causa humana o que faz da S. invicta um impacto tão negativo sobre outras formigas, ou algo da própria espécie? Uma linha de pensamento sustenta que a razão pela qual muitas espécies invasoras obtêm sucesso é que elas são superiores a outras espécies e podem vencê-las em qualquer situação.


Um grande estudo realizado por Joshua R. King e Walter R. Tschinkel, da Universidade Estadual da Flórida, mostra que para as lava-pés a alteração humana do ambiente é a principal força por trás de seu impacto negativo.


Eles demonstraram isso ao introduzir lava-pés em lotes de florestas que foram cortados e arados. No periódico The Proceedings of the National Academy of Sciences, eles relatam que a própria aragem reduzia grandemente o número e diversidade de formigas nativas. As lava-pés em si surtiam menos efeito.


Os pesquisadores sugerem que as lava-pés podem não ser tanto uma espécie invasora, mas sim “especialistas em alterações”, e que outras espécies também podem se encaixar nessa descrição.




Fonte: G1 - 09/12/2008



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook