Destaques


04/11/2009 - Borboleta em pele de formiga




As lagartas da borboleta Maculinea rebeli, da Europa Ocidental, são mestras do disfarce. Ainda pequenas são carregadas pelas formigas Myrmica schencki para o formigueiro, onde recebem proteção, alimento e outros cuidados.


Estudando como as lagartas conseguem ser tratadas como larvas de formigas, pesquisadores de Turim, na Itália, e de Oxford, na Inglaterra, descobriram que as taturanas imitam o som produzido pela rainha, fazendo-se passar por integrantes essenciais da colônia. Tocando gravações, eles viram que as operárias reagem de modo similar ao som da rainha e ao das lagartas, que soam distintos ao ouvido humano.


Um mês antes, uma equipe da Dinamarca e do Reino Unido mostrou que as larvas da borboleta Maculinea alcon são recobertas por substâncias químicas que levam as formigas Myrmica rubra e M. ruginodis a cuidar das futuras borboletas. No artigo, os autores sugerem que as lagartas emitem cheiro para atrair as formigas e som quando já estão no formigueiro.




Fonte: Revista Pesquis Fapesp - nº157/2009



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook