Destaques


24/03/2010 - Depois de copular com vários machos, formiga aparta briga entre sêmens




A rainha das formigas-cortadeiras tem uma vida de curto prazer e muito trabalho. Em um único dia, elas saem de suas colônias, copulam com vários machos e depois podem viver por até 20 anos fertilizando ovos com o esperma armazenado.


Esse fato já era conhecido da ciência, mas agora biólogos do Instituto Smithsoniano de Pesquisa Tropical que trabalham no Panamá descobriram que há uma espécie de briga dentro da fêmea entre o sêmen dos diversos machos, pois o líquido de cada inseto – que se mistura dentro da fêmea – favorece a sobrevivência apenas de seus próprios espermatozoides. O fato ocorre tanto em formigas quanto abelhas quando a rainha possui vários companheiros.


O esperma só não se aniquila totalmente porque a fêmea secreta uma substância que anula a competição entre os sêmens. Assim, ela mantém seu estoque de líquido fecundante para gerar milhares de outras formigas operárias durante diversos anos. O trabalho foi publicado na revista científica “Science”.




Fonte: G1 - 18/03/2010

Foto: Science/Divulgação



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook