Destaques


21/08/2013 - Cientista descobre 33 novas espécies de formigas




A Universidade de Utah, nos EUA, anunciou a descoberta de 33 espécies de formigas na América Central continental e Caribe. O autor das descobertas é o entomologista John Longino, que publicou 14 delas em edição do periódico “Zootaxa”. Outras 19 vão aparecer no mesmo jornal, em outro artigo que já foi aceito para publicação, informa em nota a universidade.


O “lote” de 14 pertence ao gênero Eurhopalothrix, e as outras 19 espécies são do gênero Octostruma. Todas essas novas espécies são menores que um grão de arroz e se alimentam de madeira e folhas caídas no chão da floresta tropical.


Uma das espécies descobertas, a Eurhopalothrix zipacna ganhou esse nome em homenagem a um demônio da mitologia maia que se parece com um crocodilo. A variedade vive em Honduras e na Guatemala.


Como vivem sob o chão recoberto de folhas, seus primitivos olhos são pequenos e servem apenas para identificar se há luz ou não, e não para formar imagens, aponta Longino.




Fonte: G1/2013

Foto: Divulgação/John T. Longino - University of Utah



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook