Destaques


23/10/2013 - Planta que come formigas é usada como casa pelos insetos




A planta carnívora Nepenthes bicalcarata, encontrada em Bornéu, uma ilha do Pacífico, tem uma intrigante vida dupla: embora ela coma formigas, também serve de abrigo para uma espécie desse inseto.


As formigas residentes – Camponotus schmitzi – caçam mosquitos e larvas de moscas que se reproduzem exatamente nessa planta, por isso o local inusitado foi escolhido como casa.


O fluido digestivo da planta não é tão agressivo, portanto as larvas de mosquitos e de moscas conseguem sobreviver, disse Mathias Scharmann, estudante de doutorado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, Zurique, e um dos autores do estudo publicado no periódico PLoS One.


E o processo é uma via de mão dupla, já que as formigas também ajudam a planta. Segundo os pesquisadores, as plantas colonizadas por formigas recebem mais nitrogênio do que aquelas que não são colonizadas. Os pesquisadores analisaram isótopos estáveis da planta carnívora para identificar a origem e a abundância de seu nitrogênio, um nutriente fundamental para sua saúde. Nós vimos que, de fato, essas plantas carnívoras conseguem obter mais nitrogênio do tecido do inseto que do solo, disse Scharmann. Isso significa que, de alguma forma, as formigas dão algo à planta.


Além da caça às larvas, as formigas ajudam a planta de outras formas: mantendo suas armadilhas limpas.




Fonte: Jornal O Tempo/2013

Foto: Jornal o Tempo



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook