Destaques


24/06/2015 - Formigas cultivam fungo em jardim subterrâneo e dependem dele para viver




Pesquisadores descobriram agora que uma espécie primitiva de formigas cultiva uma espécie exclusiva de fungo.


Essas formigas sobrevivem do cultivo e dependem totalmente desse fungo, afirmou Ted Schultz, entomologista do Instituto Smithsonian. O cientista e os seus colegas descreverão as suas descobertas no do periódico The American Naturalist.


A Apterostigma megacephala foi descrita pela primeira vez em 1999, com base em quatro espécimes descobertos no Peru e na Colômbia. Dez anos depois, os pesquisadores descobriram ninhos da Apterostigma megacephala no leste da região amazônica brasileira e perceberam que as formigas cultivavam um tipo de fungo que cresce apenas em colônias dessa espécie e de uma espécie cortadora de folhas.


O desenvolvimento do fungo Leucoagaricus gongylophorus ocorreu apenas entre há dois e oito milhões de anos. O seqüenciamento do ADN mostrou que a formiga pertence a uma linhagem que remonta a 39 milhões de anos.


Como e quando a espécie conseguiu esse fungo permanece um mistério, afirmou Schultz. A formiga cortadora de folhas, que também cultiva o fungo, evoluiu mais cedo, há aproximadamente 12 milhões de anos.


Outras formigas primitivas que cultivam fungos não conseguem digerir o organismo sem morrer, afirmou Schultz.




Fonte: Diário Digital - 2015



Compartilhe no    Compartilhe este destaque no Whatsapp Compartilhe este destaque no Twitter Compartilhe este destaque no Facebook