Pragas Urbanas

Lesma

  • Introdução
  • Prevenção
  • Destaques

As lesmas pertencem à classe Gastropoda, filo Mollusca. As conchas das lesmas são reduzidas ou completamente ausentes. Elas possuem uma cabeça definida que ostenta um ou dois tentáculos sensoriais que possuem olhos, e a boca provida de uma língua raspadora, chamada de rádula. O pulmão é desenvolvido. A superfície ventral do corpo do animal é modificada em um pé largo e achatado que secreta um muco. Este muco que reveste todo o corpo do animal serve para impedir a desidratação.


As lesmas são um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite. Sabe-se que o local está infestado por lesmas pela observação dos rastros de muco que ficam no chão cimentado e muros.

As lesmas são um problema para quem possui um pequeno jardim, uma horta e até mesmo para um grande produtor de hortaliças.


Quando estes animais ocorrem em pequenos espaços, pode-se utilizar das seguintes dicas:


1- Faça a catação manual destes animais;


2- Os ovos são depositados em locais úmidos e sombreados. Preste atenção e verifique se você consegue eliminá-los;


3- Enterre um copo descartável no solo, com a boca para cima, ao entardecer. Deposite um pouco de cerveja dentro do copo. As lesmas cairão dentro do recipiente. Repita este procedimento até que a infestação diminua;


4- Coloque sobre um jornal cascas de legumes e folhas de hortaliças. Deposite o jornal, ao entardecer, no local infestado. Retire-o no dia seguinte logo após o amanhecer e descarte as lesmas e caracóis que lá estiverem;


5- Não deixe restos de folhas ou outro tipo de matéria orgânica no jardim. Estes servem de abrigo e mesmo de alimento para as lesmas. Algumas plantas repelem lesmas.


6- Plante ao redor do jardim uma ou mais das seguintes plantas: uva, repolho roxo, girassol, gerânio, abóbora, alho ou menta.

VEJA MAIS DESTAQUES CLICANDO ABAIXO:


Controlando lesmas e caracóis