Anuncie


Destaques

21/08/2019 - Drones surgem como alternativa para controlar uso de pesticidas.

Robôs em fazendas e drones estão revolucionando as atividades agrícolas.

Estufas de alta tecnologia, controle do clima a partir do estímulo da chuva, automação do plantio através de máquinas de última geração.

Os robôs fazem a colheita de morangos, alfaces e exterminam as ervas daninhas. Os drones captam imagens aéreas para auxiliar os agricultores a avaliarem a situação das plantações.

Todos esses pontos demonstram que a modernização da agricultura já é uma realidade.

Mas será que o avanço tecnológico vai ajudar a reduzir o uso de pesticidas?

14/08/2019 - Indústria de produtos biológicos vive tempos de inovações no mercado.

Durante a conferência, o pesquisador e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), José Roberto Postali Parra mostrou a evolução do mercado de biológicos no Brasil e no mundo, apontando mitos, mudanças e oportunidades de inovação na área.

07/08/2019 - Coriolano Xavier (Integrante do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e professor da ESPM): "Salve, bom senso!"

"Toda vez que aumenta o tom de debates sobre defensivos agrícolas, sinto que se corre o risco de perder um pouco da dimensão histórica da questão fitossanitária."

03/07/2019 - Uso inadequado de agroquímicos fortalece pragas

Em Mato Grosso 5 pragas são críticas para a cotonicultura e ganham resistência com a repetição do uso de alguns princípios ativos no controle químico.

19/06/2019 - Pragas: Embrapa defende a pulverização aérea e garante que a aplicação é segura.

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) divulgou na última semana uma Nota Técnica que destaca a segurança da aviação agrícola no trato de lavouras e reforça a necessidade de um debate livre de preconceitos para se estabelecer no país uma política de segurança alimentar e energética.

12/06/2019 - Controlando pragas e cuidando do meio ambiente

O manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças de se adaptarem a alguma prática defensiva em especial.

05/06/2019 - Pragas Online sob nova direção

SPCA Brasil e DDSOFT fecham acordo comercial para transferência de controle do Pragas On-line

29/05/2019 - Safra de milho do Brasil aproxima-se de recorde

A colheita total de milho do Brasil 2018/19 foi estimada em 97,5 milhões de toneladas, de acordo com a média de uma pesquisa da Reuters com 11 especialistas, o que deixaria a produção ligeiramente abaixo do recorde de 97,8 milhões visto há dois anos pelo governo do país.

22/05/2019 - Trigo: Maior produtividade deve compensar menor área na safra

O semeio do trigo da safra 2019/20 avança no Brasil, mas a área destinada ao cereal deve diminuir em relação à do ano passado. Apesar disso, por enquanto, a previsão é de aumento na produção, devido à possível recuperação da produtividade.

15/05/2019 - Estudo observa controle do percevejo-marrom na soja

O percevejo-marrom é considerado uma das grandes pragas que ataca a cultura da soja. Atinge altos índices populacionais e se alimenta diretamente dos grãos, transmitindo doenças e reduzindo a qualidade da semente.

08/05/2019 - Cientistas se aproximam de soja totalmente tolerante à seca

Uma equipe de cientistas indianos, do Instituto Indiano de Pesquisa de Soja já identificou genótipos de soja que podem tolerar melhor a seca sem incluir os rendimentos. Ao incorporar as características que conferem tolerância à seca nessas cultivares, os cientistas esperam desenvolver variedades mais resilientes.

02/05/2019 - Trigo: Safra de inverno no PR deve ser 5% menor

A safra de inverno no estado do Paraná deverá ser de 1,33 milhão de toneladas, cerca de 5% a menos do que os 1,41 milhão de toneladas (MT) produzidas na safra anterior, segundo relatório do Deral.

24/04/2019 - Qualidade do feijão depende de manejo correto

O manejo correto da lavoura e das práticas de produção são fundamentais para a qualidade do feijão, segundo informações divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o pesquisador Irajá Antunes, o feijão é uma planta bastante sensível e não tão resistente a fatores adversos, como clima e manejo.

17/04/2019 - Cientistas quebram genoma do trigo duro

Pesquisadores da Universidade de Saskatchewan (USask), no Canadá, desempenharam um papel fundamental em um consórcio internacional que sequenciou todo o genoma do trigo duro, que é a fonte de semolina para massas, um alimento básico para a população mundial. As informações foram divulgadas em um artigo publicado na revista Nature Genetics.

10/04/2019 - Brasil já sente retração da demanda de soja

Informações preocupantes apontam para uma retração da demanda pela soja brasileira, revela a T&F Consultoria Agroeconômica. A ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) aponta redução de 3,0 milhões de toneladas na sua estimativa de exportação na temporada 2018/19, que cairia de 70 milhões de toneladas para 67 MT.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]