Destaques

13/02/2019 - Os animais zumbis da natureza que superam as histórias de ficção científica

Os zumbis que conhecemos na ficção científica são pós-humanos ferozes que se alimentam de carne. Enquanto essas histórias nunca viraram realidade, a natureza está cheia de casos de zumbificação entre plantas e animais. Às vezes, os paralelos são impressionantes.

06/02/2019 - Por que picada de abelha dói tanto?

Muitas pessoas temem ser picadas por uma abelha sempre que se deparam com esse bicho voador. Mas por que temos uma reação tão forte? A picada é realmente tão ruim assim? Para um melhor entendimento, vamos olhar as coisas do ponto de vista da própria abelha.

30/01/2019 - Inseto 'mais antigo do mundo' é encontrado dentro de pedra preciosa

Um inseto que talvez seja o mais antigo encontrado até hoje foi identificado dentro de uma opala. Dentro da pedra translúcida se pode observar um inseto intacto. A gema foi examinada pelo Instituto Gemológico da América, que a autenticou como uma opala real com uma inclusão fóssil.

23/01/2019 - Por que é tão difícil pegar uma mosca?

Tente pegar uma mosca. Em pouco tempo, você se dará conta de que ela é mais rápida que você. Muito mais rápida. Mas como, afinal, essas minúsculas criaturas, com seus minúsculos cérebros, escapam tão facilmente de nós?

16/01/2019 - A incrível formiga drácula, que tem as mandíbulas mais potentes do mundo

Imagine uma mordida dada com velocidade de 320 quilômetros por hora. Pois esta é a potência das mandíbulas da formiga drácula, nome popular da Mystrium camillae, um inseto que vive no Sudeste Asiático e na Oceania. Trata-se do movimento animal mais rápido já registrado no planeta. É 5 mil vezes mais rápido do que uma piscada de olhos humanos.

09/01/2019 - Você é o que você come? Este ditado é bem adequado para as abelhas

Pesquisadores constataram que moléculas específicas na mistura de pólen e mel de que a larva da abelha se alimenta provocam mudanças físicas que determinam se as fêmeas vão se transformar em rainhas reprodutoras e terão vida longa ou em operárias estéreis que alimentam as larvas e coletam alimentos.

06/01/2019 - Pergunte ao Especialista

Consulte as perguntas de nossa seção e envie sua pergunta. Saiba mais clicando aqui.

19/12/2018 - A curiosa aranha que amamenta seus filhotes

Cientistas chineses descobriram que ao menos uma espécie de aranha amamenta seus filhotes, de uma maneira muito parecida com os mamíferos, e com uma substância riquíssima em proteína – bastante similar ao leite. A descoberta da aranha que amamenta ocorreu por causa de um comportamento que intrigava os cientistas.

12/12/2018 - Lagartas se parecem com serpentes para intimidar predadores

Cobra ou lagarta? A aparência de serpente é, na verdade, uma característica comum entre várias espécies de lagartas, de diferentes famílias. O mimetismo, adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, intimida os predadores das lagartas, principalmente os pássaros e os lagartos.

05/12/2018 - Formiga pulveriza inimigas com ácido e usa cabeças delas como decoração

Cientistas norte-americanos estão examinando de perto uma espécie de formiga da Flórida que decora seu ninho com os crânios de outras formigas que ela matou. Como se isso não fosse macabro o suficiente, eles descobriram que a formiga mata seus inimigos, os imitando, e, em seguida, os pulverizando com ácido.

28/11/2018 - Mudança climática pode representar ameaça para fertilidade de insetos

Segundo pesquisa da Universidade de East Anglia, da Inglaterra, as ondas de calor afetam o esperma dos machos de algumas espécies. Esse fator poderia explicar por que a mudança climática está tendo impacto sobre a população de diversos insetos. Para realizar o estudo, os pesquisadores observaram a reação de besouros-castanhos expostos a ondas de calor simuladas dentro de um ambiente controlado.

21/11/2018 - Mariposa possui característica que impede ataque de morcegos

A mariposa imperador da árvore do repolho tem asas com escamas minúsculas que absorvem as ondas sonoras enviadas pelos morcegos em busca de comida. Essa absorção reduz os ecos que retornam aos morcegos, permitindo que Bunaea alcinoe evite ser tão perceptível para os predadores noturnos, relatam pesquisadores na Proceedings of the National Academy of Sciences.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]