Destaques

17/04/2019 - O lindo fenômeno da bioluminescência em cupinzeiros

A natureza sabe realmente ser linda, principalmente quando conhecemos fenômenos como a bioluminescência em cupinzeiros. Porém, você sabe o que é isso e como ocorre? Vamos descobrir!

10/04/2019 - Encontrado no interior de SP, 'besouro escorpião' pica e é venenoso

Apesar do tamanho, os besouros são considerados insetos inofensivos. Mas um "primo" pode mudar a reputação da família: o Onychocerus albitarsis, já registrado no Peru, foi encontrado pela primeira vez no Brasil. Com ferrões na cabeça, o inseto produz picadas venenosas.

03/04/2019 - Cientistas descobrem como mosquitos detectam suor humano

Cientistas sabiam há décadas que os mosquitos são atraídos pelo ácido láctico contido no suor humano, mas antes da genética avançada, o mecanismo preciso para fazer isso continuava a ser um mistério. Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu o receptor olfativo que permite a esses insetos se sintonizarem ao odor de humanos e inclusive como apagá-lo.

27/03/2019 - Por que alguns besouros fedem tanto?

Apesar da natureza ostentar um grande número de criaturas bonitas e adoráveis, ela também carrega consigo alguns seres vivos bastante desagradáveis. Um bom exemplo disso são os besouros fedorentos, que são capazes de emitir um odor extremamente incômodo por longas distâncias.

25/03/2019 - VENDA DO PORTAL PRAGAS ON-LINE

A SPCA Brasil, proprietária do portal Pragas On-line - www.pragas.com.br, do site de Ensino a Distância – www.cursospragasonline.com.br, e de vários domínios, comunica que esta levando a venda do tipo "MAIOR OFERTA", os sites acima, bem como domínios de sua propriedade. Saiba mais clicando aqui.

20/03/2019 - A origem das borboletas

Com voo leve, formas variadas e cores em geral vistosas, as borboletas talvez estejam entre os raros insetos que, em vez de repulsa, despertam deslumbramento nas pessoas – exceto, claro, nas que sofrem de motefobia. Os biólogos as adoram por uma série de razões. As borboletas se destacam na paisagem, são fáceis de capturar e funcionam como indicadores da saúde de um ambiente.

13/03/2019 - A vida secreta dos roedores cantores

Nas montanhas da América Central, vive uma criatura pouco conhecida, chamada rato cantor de Alston (Scotinomys teguina). Esse roedor, que passa a vida correndo por florestas nubladas, produz músicas notáveis e os pesquisadores descobriram algumas semelhanças profundas com nossas conversas.

06/03/2019 - Urbanização altera o formato das asas de mosquitos

Um estudo realizado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos analisou as alterações evolutivas nas asas de mosquitos e comprovou que a urbanização gerou mudanças na constituição desses membros. Os insetos foram coletados para o estudo em regiões com graus diferentes de urbanização na cidade de São Paulo.

27/02/2019 - Formigas seguem protocolo médico rígido ao cuidar da saúde de colônia

A complexidade das colônias de formigas não para de surpreender. Graças à sua extrema organização, é um dos seres mais bem sucedidos na missão que é sobreviver no planeta Terra, correspondendo a 15% do peso de todos os animais existentes somados. Por viverem normalmente em espaços muito pequenos, as colônias são muito cuidadosas com possíveis fontes de contaminação.

20/02/2019 - Redução drástica de insetos ameaça seriamente a natureza

Você pode se incomodar com a maioria dos insetos, mas eles são essenciais para o ecossistema da Terra. E uma análise global mostra que está acontecendo uma redução drástica da população de diversas espécies, o que ameaça seriamente a natureza.

13/02/2019 - Os animais zumbis da natureza que superam as histórias de ficção científica

Os zumbis que conhecemos na ficção científica são pós-humanos ferozes que se alimentam de carne. Enquanto essas histórias nunca viraram realidade, a natureza está cheia de casos de zumbificação entre plantas e animais. Às vezes, os paralelos são impressionantes.

06/02/2019 - Por que picada de abelha dói tanto?

Muitas pessoas temem ser picadas por uma abelha sempre que se deparam com esse bicho voador. Mas por que temos uma reação tão forte? A picada é realmente tão ruim assim? Para um melhor entendimento, vamos olhar as coisas do ponto de vista da própria abelha.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]