Destaques

19/06/2019 - Agrotóxico que diminui o pênis é produzido em larga escala no Brasil

A sulfluramida, que é usada como inseticida para controle de formigas, é responsável por bloquear a ativação da testosterona, causando perda da fertilidade masculina.

12/06/2019 - Estudantes conseguem controlar baratas com suas mentes

Ficção virando realidade: estudantes conseguem controlar baratas com suas mentes

29/05/2019 - Por que a joaninha é considerada um símbolo de boa sorte?

Ver uma joaninha pousar na sua mão pode ser algo um tanto “especial”. Enquanto outros insetos podem representar uma ameaça para os seres humanos, animais e plantações, as joaninhas são inofensivas e podem até ser benéficas em certas ocasiões!

22/05/2019 - Os percevejos resistiram até ao asteroide que extinguiu os dinossauros

Os percevejos vêm atormentando a humanidade por milênios. Estima-se que sua jornada evolucionária como parasitas começou há dezenas de milhões de anos, quando se alimentavam de morcegos. Mas uma equipe internacional de pesquisadores encontrou evidências que indicam que a origem desses insetos vampíricos estende-se a muito mais tempo, entrando na era dos dinossauros.

15/05/2019 - Formiga aprende 14 cheiros diferentes e retém memória por 1 mês

Formigas não só gostam de comida como memorizam os odores. E não há problema quando o piquenique montado perto do formigueiro é farto. Bolo, biscoito, geleia, elas memorizam até 14 cheiros diferentes e por tempo suficiente para ir atrás do alimento preferido assim que ele estiver por perto.

08/05/2019 - Nanofios são responsáveis pela força das teias de aranha

Cinco vezes mais forte que um cabo de aço do mesmo peso, mas também suave e flexível, a teia de aranha é um dos materiais mais incríveis da Terra. Com isso, os cientistas buscam desvendar seus segredos estruturais, com o objetivo final de desenvolver uma fibra parecida.

02/05/2019 - Os superpoderes da vida real: dez insetos com habilidades extraordinárias

Muitos insetos despertam nos humanos um medo instintivo ou asco, às vezes pelo perigo que representam, outras vezes simplesmente pelo aspecto exterior. Porém, inclusive os insetos mais detestáveis podem possuir super-habilidades que os ajudam a sobreviver.

24/04/2019 - Borboletas bebem lágrimas, fingem de mortas e inspiram eletrônicos

Asas brilhantes, coloridas e detalhadas: o destaque para esses insetos fica sempre para o visual. Tão difícil quanto selecionar as fotos mais bonitas de borboletas é determinar o quanto sabemos sobre elas. A cultura popular e desconhecimento muitas vezes podem nos afastar de espécies curiosas e muito intrigantes.

17/04/2019 - O lindo fenômeno da bioluminescência em cupinzeiros

A natureza sabe realmente ser linda, principalmente quando conhecemos fenômenos como a bioluminescência em cupinzeiros. Porém, você sabe o que é isso e como ocorre? Vamos descobrir!

10/04/2019 - Encontrado no interior de SP, 'besouro escorpião' pica e é venenoso

Apesar do tamanho, os besouros são considerados insetos inofensivos. Mas um "primo" pode mudar a reputação da família: o Onychocerus albitarsis, já registrado no Peru, foi encontrado pela primeira vez no Brasil. Com ferrões na cabeça, o inseto produz picadas venenosas.

03/04/2019 - Cientistas descobrem como mosquitos detectam suor humano

Cientistas sabiam há décadas que os mosquitos são atraídos pelo ácido láctico contido no suor humano, mas antes da genética avançada, o mecanismo preciso para fazer isso continuava a ser um mistério. Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu o receptor olfativo que permite a esses insetos se sintonizarem ao odor de humanos e inclusive como apagá-lo.

27/03/2019 - Por que alguns besouros fedem tanto?

Apesar da natureza ostentar um grande número de criaturas bonitas e adoráveis, ela também carrega consigo alguns seres vivos bastante desagradáveis. Um bom exemplo disso são os besouros fedorentos, que são capazes de emitir um odor extremamente incômodo por longas distâncias.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]