Destaques

13/06/2018 - DNA de aranha mostra evolução das florestas em 5 milhões de anos

Pode parecer difícil de acreditar, mas o DNA de uma aranha que vive nas regiões quentes das Américas, da Argentina aos Estados Unidos, ajuda a entender as mudanças sofridas pela Floresta Amazônica e a Mata Atlântica nos últimos cinco milhões de anos.

06/06/2018 - Como a malária evoluiu para se tornar letal aos humanos

O mistério de como a malária se tornou uma doença letal para os seres humanos foi desvendado por um estudo genético publicado recentemente. A pesquisa, liderada por cientistas do Instituto Wellcome Sanger, em Cambridge, comparou sete tipos diferentes da enfermidade, montando a árvore filogenética (representação gráfica da evolução) do parasita que a provoca.

30/05/2018 - Por que as joaninhas ‘vermelhas’ estão desaparecendo do sul do Brasil

Há algum tempo as joaninhas que os moradores de São Paulo têm visto na cidade estão diferentes. Elas têm cor mais alaranjada, são maiores e têm as bolinhas com contorno pouco definido. Cada vez mais são vistas dentro das casas - e não apenas nos vasinhos de plantas, onde costumavam aparecer, se alimentando de pulgões e de outras pragas que dão dor de cabeças aos donos de hortas urbanas.

23/05/2018 - Espécie de inseto 'só de fêmeas' gera 'macho mutante' após 90 anos

Uma espécie de inseto que os cientistas imaginavam ser composta apenas por fêmeas gerou o seu primeiro macho. O bicho-pau foi encontrado no interior do Reino Unido e teve o gênero confirmado após o sequenciamento de DNA.

16/05/2018 - Moscas ajudam a solucionar crimes e podem até identificar assassinos

Moscas são habituais e vorazes consumidoras de cadáveres. Não as únicas -- inúmeras espécies de insetos, chamados de necrófagos, colonizam corpos em decomposição logo após a morte. É por isso que, há décadas, cientistas e policiais pesquisam como eles podem ajudar a solucionar crimes em que outras técnicas periciais falhem.

09/05/2018 - Por que os insetos voam? Mistério sobre as asas intriga cientistas

Em pesquisa recentemente publicada no "Proceedings of National Academy of Sciences", Tomoyasu e seu colega, David Linz, desenvolveram geneticamente larvas do besouro com asas no abdômen, parte de uma tentativa de compreender um dos maiores mistérios da evolução: como os insetos adquiriram a habilidade de voar.

02/05/2018 - China cria 6 bilhões de baratas por ano em uma fazenda tecnológica

As baratas podem ser insetos desagradáveis para muitas pessoas, mas, para a indústria chinesa, são uma oportunidade de negócio, devido às suas supostas propriedades medicinais. No sudoeste da China, uma fazenda operada por uma companhia farmacêutica tem uma produção anual de 6 bilhões de baratas adultas.

25/04/2018 - 'Formigas kamikazes' da Indonésia explodem para defender colônia

Cientistas descreveram pela primeira vez uma espécie de formiga que utiliza uma técnica inusitada para defender suas colônias de ataques inimigos: elas explodem, espalhando um líquido tóxico e pegajoso acumulado em suas glândulas, para matar ou afastar os invasores.

24/04/2018 - Pergunte ao Especialista

Consulte as perguntas de nossa seção e envie sua pergunta. Saiba mais clicando aqui.

18/04/2018 - Ratos como arma contra o contrabando

Há séculos cães farejadores ajudam a rastrear traficantes de vida selvagem, mas quando o espaço é limitado, ratos gigantes da África podem ser ideais para o trabalho de farejador. Num campo de treinamento nas profundezas da Tanzânia, um esquadrão de elite de ratos farejadores é treinado para combater o contrabando internacional de vida selvagem.

11/04/2018 - Não só comem nossos móveis... cupins também são baratas sociais

Diferentemente do que as pessoas sempre pensaram, os cupins não formam um grupo específico dentre os insetos. Eles são, na realidade, baratas que vivem em colônias. Essa é a conclusão a que cientistas chegaram após anos de discussão sobre as semelhanças entre os dois tipos de insetos.

04/04/2018 - Adaptados ao ambiente urbano, escorpiões proliferam

Eles são pequenos, entre 10 e 12 cm, discretos, noturnos e tímidos, preferindo se esconder em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em casas, roupas e calçados. Os escorpiões são aracnídeos, que compreendem cerca de 2 mil espécies no mundo e 130 no Brasil, das quais apenas quatro são responsáveis pela maior parte dos ataques a humanos no país - que não são poucos e vêm crescendo.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]