Anuncie


Destaques

27/03/2019 - Por que alguns besouros fedem tanto?

Apesar da natureza ostentar um grande número de criaturas bonitas e adoráveis, ela também carrega consigo alguns seres vivos bastante desagradáveis. Um bom exemplo disso são os besouros fedorentos, que são capazes de emitir um odor extremamente incômodo por longas distâncias.

20/03/2019 - A origem das borboletas

Com voo leve, formas variadas e cores em geral vistosas, as borboletas talvez estejam entre os raros insetos que, em vez de repulsa, despertam deslumbramento nas pessoas – exceto, claro, nas que sofrem de motefobia. Os biólogos as adoram por uma série de razões. As borboletas se destacam na paisagem, são fáceis de capturar e funcionam como indicadores da saúde de um ambiente.

13/03/2019 - A vida secreta dos roedores cantores

Nas montanhas da América Central, vive uma criatura pouco conhecida, chamada rato cantor de Alston (Scotinomys teguina). Esse roedor, que passa a vida correndo por florestas nubladas, produz músicas notáveis e os pesquisadores descobriram algumas semelhanças profundas com nossas conversas.

06/03/2019 - Urbanização altera o formato das asas de mosquitos

Um estudo realizado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos analisou as alterações evolutivas nas asas de mosquitos e comprovou que a urbanização gerou mudanças na constituição desses membros. Os insetos foram coletados para o estudo em regiões com graus diferentes de urbanização na cidade de São Paulo.

27/02/2019 - Formigas seguem protocolo médico rígido ao cuidar da saúde de colônia

A complexidade das colônias de formigas não para de surpreender. Graças à sua extrema organização, é um dos seres mais bem sucedidos na missão que é sobreviver no planeta Terra, correspondendo a 15% do peso de todos os animais existentes somados. Por viverem normalmente em espaços muito pequenos, as colônias são muito cuidadosas com possíveis fontes de contaminação.

20/02/2019 - Redução drástica de insetos ameaça seriamente a natureza

Você pode se incomodar com a maioria dos insetos, mas eles são essenciais para o ecossistema da Terra. E uma análise global mostra que está acontecendo uma redução drástica da população de diversas espécies, o que ameaça seriamente a natureza.

13/02/2019 - Os animais zumbis da natureza que superam as histórias de ficção científica

Os zumbis que conhecemos na ficção científica são pós-humanos ferozes que se alimentam de carne. Enquanto essas histórias nunca viraram realidade, a natureza está cheia de casos de zumbificação entre plantas e animais. Às vezes, os paralelos são impressionantes.

06/02/2019 - Por que picada de abelha dói tanto?

Muitas pessoas temem ser picadas por uma abelha sempre que se deparam com esse bicho voador. Mas por que temos uma reação tão forte? A picada é realmente tão ruim assim? Para um melhor entendimento, vamos olhar as coisas do ponto de vista da própria abelha.

30/01/2019 - Inseto 'mais antigo do mundo' é encontrado dentro de pedra preciosa

Um inseto que talvez seja o mais antigo encontrado até hoje foi identificado dentro de uma opala. Dentro da pedra translúcida se pode observar um inseto intacto. A gema foi examinada pelo Instituto Gemológico da América, que a autenticou como uma opala real com uma inclusão fóssil.

23/01/2019 - Por que é tão difícil pegar uma mosca?

Tente pegar uma mosca. Em pouco tempo, você se dará conta de que ela é mais rápida que você. Muito mais rápida. Mas como, afinal, essas minúsculas criaturas, com seus minúsculos cérebros, escapam tão facilmente de nós?

16/01/2019 - A incrível formiga drácula, que tem as mandíbulas mais potentes do mundo

Imagine uma mordida dada com velocidade de 320 quilômetros por hora. Pois esta é a potência das mandíbulas da formiga drácula, nome popular da Mystrium camillae, um inseto que vive no Sudeste Asiático e na Oceania. Trata-se do movimento animal mais rápido já registrado no planeta. É 5 mil vezes mais rápido do que uma piscada de olhos humanos.

09/01/2019 - Você é o que você come? Este ditado é bem adequado para as abelhas

Pesquisadores constataram que moléculas específicas na mistura de pólen e mel de que a larva da abelha se alimenta provocam mudanças físicas que determinam se as fêmeas vão se transformar em rainhas reprodutoras e terão vida longa ou em operárias estéreis que alimentam as larvas e coletam alimentos.

06/01/2019 - Pergunte ao Especialista

Consulte as perguntas de nossa seção e envie sua pergunta. Saiba mais clicando aqui.

19/12/2018 - A curiosa aranha que amamenta seus filhotes

Cientistas chineses descobriram que ao menos uma espécie de aranha amamenta seus filhotes, de uma maneira muito parecida com os mamíferos, e com uma substância riquíssima em proteína – bastante similar ao leite. A descoberta da aranha que amamenta ocorreu por causa de um comportamento que intrigava os cientistas.

12/12/2018 - Lagartas se parecem com serpentes para intimidar predadores

Cobra ou lagarta? A aparência de serpente é, na verdade, uma característica comum entre várias espécies de lagartas, de diferentes famílias. O mimetismo, adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, intimida os predadores das lagartas, principalmente os pássaros e os lagartos.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |   [ próximo ]