Destaques

30/08/2017 - Formigas utilizam referências terrestres e estelares para se orientarem

As formigas utilizam pelo menos três tipos de memória para se orientarem e referências terrestres e estelares para se guiarem quando andam para trás, revela um estudo publicado na revista científica “Current Biology”.

23/08/2017 - Brasileiros apostam em veneno de vespa na guerra contra superbactérias

Cientistas brasileiros estão olhando com carinho para a vespa Polybia dimorpha. Na receita do veneno do inseto há um ingrediente que pode estar parte da resposta para um dos problemas mais importantes de saúde global: a guerra contra as superbactérias.

16/08/2017 - Técnica permite ver dentro de insetos vivos

Cientistas da Western University no Canadá desenvolveram uma técnica que permite conter temporariamente a movimentação dos insetos para que eles possam realizar micro-tomografias, tendo assim tempo o suficiente para estudá-los com calma.

09/08/2017 - Pesquisa altera árvore genealógica dos cupins

Recentemente, uma equipe de pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), que tem estudado cupins há vários anos, causou uma reviravolta na classificação taxonômica de algumas espécies de cupim e acabou também por reconstruir parte da história evolutiva desses insetos.

02/08/2017 - As aranhas e o prazer da carne

Quem tem medo ou nojo dos animais de oito pernas e muitos olhos deveria agir com mais respeito: eles comem muito mais insetos do que a carne consumida pelos humanos. E assim desempenham um papel crucial na natureza.

26/07/2017 - Formigas têm GPS sofisticado e podem andar para trás

As formigas têm um sistema de navegação GPS muito sofisticado que lhes permite se orientar sem problemas, incluindo andando para trás quando transportam cargas pesadas de comida, segundo os pesquisadores.

19/07/2017 - Mecanismo de defesa muda padrão de reprodução de besouros

Em seu processo evolutivo a fêmea do caruncho-do-feijão criou um mecanismo de defesa para se defender da agressão sexual masculina, que alterou o ciclo de reprodução da espécie.

12/07/2017 - Abelhas sem ferrão têm guardas especializadas para defender as colmeias

Assim como as formigas e os cupins, diversas espécies de abelhas sem ferrão no Brasil possuem guardas ou soldados especializados para defender suas colônias de eventuais ataques de inimigos naturais.

05/07/2017 - Insetos ganharam a batalha contra o meteorito que matou os dinossauros

Uma equipe de pesquisadores analisou as pequenas mordidas deixadas por insetos herbívoros na vegetação para estimar quando foi recuperado o nível de biodiversidade que havia antes do desastre.

28/06/2017 - Descubra as propriedades incríveis das teias de aranha

Você provavelmente desconhece a quantidade incrível de aplicações dos fios de seda que compõem as teias de aranha. É um material resistente e flexível muito estudado tanto pela indústria de tecidos, como pela engenharia de materiais e pela pesquisa biomédica.

21/06/2017 - Fungo transforma besouro fêmea em zumbi para depois infectar macho

Como todo bom parasita, o objetivo de vida do Eryniopsis lampyridarum consiste em arranjar um inseto hospedeiro e se instalar por lá. A forma como o fungo faz isso, porém, é um tanto macabra: transformando as fêmeas de uma espécie de besouro em zumbis capazes de enfeitiçar e matar os machos – que também se transformam em casa depois.

14/06/2017 - Por que desaparecimento das abelhas seria uma catástrofe

Em meio a declínio misterioso nas populações do inseto, estudos detalham papel fundamental das abelhas na produção mundial de alimentos. Sem as abelhas, você teria que abrir mão do suco de laranja e da geleia de morango no café da manhã, das amêndoas, maçãs, mangas, abobrinhas, tomates, kiwis, melancias - e de inúmeros outros alimentos.


[ anterior ]   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]