Anuncie


Destaques

17/01/2020 - Dengue, dengue, dengue... por todos os cantos Brasil. Número de casos têm maior pico em 4 anos. :(

O número de casos de dengue registrados no Brasil em 2019 foi o segundo mais alto da série histórica, segundo o Ministério da Saúde. Os dados, de janeiro a 7 de dezembro, apontam 1,527 milhão de notificações, concentradas principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

E a tendência é de que os registros continuem altos em 2020.

09/01/2020 - Um problema a menos (ou quase)? Universidade Federal de Uberlândia identifica composto que pode inibir o zika vírus em torno de 90%.

Resultados dos testes foram publicados na revista internacional Scientific Reports.

Entenda o procedimento da pesquisa, seus efeitos e as graves condições que o vírus pode causar.

11/12/2019 - Mercado de proteínas de insetos: escopo futuro, fatores de crescimento, segmentação e análise regional.

Os insetos são uma importante fonte de proteína, principalmente no setor de alimentos. Este fato gradualmente deverá ganhar popularidade. A demanda de insetos como um ingrediente alimentar viável é reivindicada como um requisito para manter a segurança alimentar do planeta.

27/11/2019 - Cientista garante que fotos da NASA mostram insetos em Marte.

A ideia de encontrar supostos objetos nas fotos que as sondas e robôs da NASA tiraram em Marte é tão antiga quanto as próprias fotos - há sugestões para todos os gostos, de algumas que até parecem fazer sentido até as mais bizarras.

Agora a proposta ressurgiu com algum crédito por nascer no meio científico acadêmico, submetido para publicação na forma de um artigo revisado por outros pesquisadores e apresentado em um evento científico.

20/11/2019 - Como reconhecer se você é alérgico a picadas de insetos e o que fazer.

Ter uma reação alérgica a uma picada de inseto não denota fragilidade do sistema imunológico. Pelo contrário, revela que o organismo está tentando se defender bravamente contra invasores que foram inoculados pela pele, como saliva, veneno, anticoagulantes e outros agentes estranhos e nocivos.

13/11/2019 - Cuidado! Espanha confirma primeiro caso de dengue transmitida sexualmente.

O caso notificado na Europa ocorre em uma área sem presença do Aedes aegypti. O homem infectado teve relação sexual sem proteção com o parceiro, que havia viajado para Cuba, onde foi picado pelo mosquito e contraiu a doença.

30/10/2019 - Nova espécie de inseto ganha o nome de Greta Thunberg, a ativista mirim.

Inseto, que mede menos de um milímetro, foi redescoberto em antiga coleção que estava no Museu de História Natural de Londres.

Com a homenagem, cientista reconhece contribuição da ativista para causas ambientais.

O Museu de História Natural de Londres anunciou nesta sexta-feira (25/10) que batizou uma espécie de besouro com o nome de Greta Thunberg, em homenagem à jovem ativista ambiental sueca.

O inseto receberá o nome científico nelloptodes gretae.

23/10/2019 - Implantação da segunda fase do Aedes Transgênico começou na sexta-feira (18) em Indaiatuba - SP.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Vigilância em Saúde, junto com a Oxitec do Brasil iniciam a instalação dos dispositivos de liberação da 2ª geração do Aedes transgênico (batizado como 'Aedes do bem' - marca registrada da Oxitec) na sexta-feira (18) às 9h30 no Centro de Operações Contra a Dengue.

A primeira fase do projeto resultou em até 96% de supressão de mosquitos selvagens Aedes aegypti em comunidades tratadas em comparação com áreas não tratadas.

16/10/2019 - Gatos não são muito eficientes no controle de ratos.

Criado nos anos 40, o desenho animado Tom e Jerry se transformou num grande sucesso em todo o mundo. A razão de toda a graça reside, justamente, na reversão da expectativa; contrariando o senso comum, Jerry, o camundongo, sempre leva a melhor sobre Tom, o gato doméstico que se dedica a caçá-lo sem tréguas e sem sucesso. :)


Agora, um estudo feito pela Universidade de Fordham, em Nova York, revela que William Hannah e Joseph Barbera estavam corretos: gatos não são bom predadores de ratos.

09/10/2019 - A controvérsia do Aedes transgênico: o 'super aedes' nunca existiu?

Um estudo controverso sobre mosquitos transgênicos publicado em setembro espalhou medo entre o público e fez cientistas torcerem o nariz. Assinado por dez cientistas dos Estados Unidos e do Brasil, o trabalho mostrou que os Aedes aegypti transgênicos soltos entre 2013 e 2015 em Jacobina, no interior da Bahia, se reproduziram, transferindo genes para a população local de mosquitos. Os insetos modificados geneticamente deveriam, em teoria, gerar filhotes frágeis, que não chegariam à idade adulta, mas os autores mostraram que alguns desses filhotes vingaram e estavam cruzando com os Aedes 'naturais', gerando os chamados Aedes 'híbridos'.

02/10/2019 - Insetos e carne de laboratório: como seria a alimentação dos humanos em Marte?

Embora os planos da NASA para Marte envolvam viagens de ida e volta, com apenas breves estadias no 'planeta vermelho', algumas empresas espaciais, como a SpaceX, têm a ambição de colonizar e desenvolver uma civilização marciana.

Para isso, um dos principais e mais importantes desafios é alimentar a população humana que futuramente estiver por lá.

18/09/2019 - Irresponsabilidade da CTNBio produz ‘super mosquito’ da dengue.

Estudo aponta que cruzamento entre Aedes comum e transgênico, no interior da Bahia, resultou em um híbrido que pode ser mais nocivo à saúde e ao ambiente.

11/09/2019 - Insetos e carros autônomos. Nada a ver?

Para quem dirige hoje, topar com insetos pelo caminho não gera trabalho maior que uma simples lavagem do para-brisa.

Mas para os carros autônomos isso pode ser um problema sério se atrapalhar o funcionamento das câmeras, radares e sensores usados na navegação.

04/09/2019 - Laudo mostra que pesticidas causaram morte de 500 milhões de abelhas. Isto vai afetar nossa alimentação.

Não é mais suposição. Há provas robustas da contaminação das abelhas por pesticidas.

Se isso não for controlado, as mortes poderão se repetir quando chegar novamente a época de os agricultores aplicarem pesticidas, agravando o problema e comprometendo a produção de diversos alimentos que dependem diretamente da polinização feita pelas abelhas.

21/08/2019 - Morte de árvores por pragas equivale à emissão de CO2 de 5 milhões de carros. :o

Pesquisa mostra que as pragas não só reduzem a capacidade das árvores de sequestrar carbono do ar, como, ao levá-las à morte e à decomposição, ajudam a aumentar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. :(


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]