Anuncie


Destaques

11/03/2020 - Eyam, o vilarejo da peste (e da morte).

Causada pelo bacilo Yersinia pestis, a Peste Negra ou Peste Bubônica foi uma das mais devastadoras pandemias do mundo, responsável por aniquilar de 75 a 200 milhões de pessoas da população europeia, entre 1347 e 1351.

Originada na China ou na Ásia Central, a bactéria estava presente no trajeto que a comercialização da seda fazia, viajando nos intestinos das pulgas que dominavam os ratos e que, por sua vez, infestavam os porões dos navios que atracavam nos portos.

26/02/2020 - Leptospirose: o que é, causas, sintomas, contágio e tratamento.

Além de deixar sujeira e destruição, as enchentes de verão trazem outro perigo para a população. Estamos falando da leptospirose, uma doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente roedores. Não sem motivo, tem quem a chame de 'doença do rato'.

12/02/2020 - Dengue é muito mais grave que coronavírus, defendem especialistas.

Alvo de muita especulação, o novo coronavírus tem preocupado as autoridades. O Ministério da Saúde, inclusive, reativou o Grupo de Trabalho Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional, que atuou em situações como a pandemia de influenza, e agora, no caso do novo coronavírus. Mesmo com tantos esforços, especialistas avaliam que a grande preocupação é em torno da dengue. “É muito mais grave que o coronavírus. Vemos focos criadouros do Aedes aegypti no país todo. A dengue é o que mata brasileiro todo dia hoje."

03/02/2020 - Os ratos não são só pragas. Eles colaboram, muito, para a sua saúde!

Artigo de Catarina Pires, editora executiva da revista DN Life (Portugal).

Para a maioria das pessoas, os ratos representam doença, mas a verdade é que estes pequenos animais têm desempenhado há mais de um século um papel fundamental na descoberta de medicamentos, vacinas, tratamentos e curas que já salvaram milhões de vidas e foram verdadeiras revoluções para a saúde humana.

27/01/2020 - Pombos, os novos ratos.

Atualmente, as atitudes 'generosas' de pessoas nas cidades estão criando um ambiente propício ao crescimento descontrolado de uma ave com potencial de transmissão de doenças tão graves quanto às transmitidas pelos ratos. Trata-se dos pombos, que apesar de retratados como aves dóceis e inofensivas, quando se proliferam descontroladamente no ambiente urbano, podem provocar sérios problemas à população.

17/01/2020 - Dengue, dengue, dengue... por todos os cantos Brasil. Número de casos têm maior pico em 4 anos. :(

O número de casos de dengue registrados no Brasil em 2019 foi o segundo mais alto da série histórica, segundo o Ministério da Saúde. Os dados, de janeiro a 7 de dezembro, apontam 1,527 milhão de notificações, concentradas principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

E a tendência é de que os registros continuem altos em 2020.

09/01/2020 - Um problema a menos (ou quase)? Universidade Federal de Uberlândia identifica composto que pode inibir o zika vírus em torno de 90%.

Resultados dos testes foram publicados na revista internacional Scientific Reports.

Entenda o procedimento da pesquisa, seus efeitos e as graves condições que o vírus pode causar.

11/12/2019 - Mercado de proteínas de insetos: escopo futuro, fatores de crescimento, segmentação e análise regional.

Os insetos são uma importante fonte de proteína, principalmente no setor de alimentos. Este fato gradualmente deverá ganhar popularidade. A demanda de insetos como um ingrediente alimentar viável é reivindicada como um requisito para manter a segurança alimentar do planeta.

27/11/2019 - Cientista garante que fotos da NASA mostram insetos em Marte.

A ideia de encontrar supostos objetos nas fotos que as sondas e robôs da NASA tiraram em Marte é tão antiga quanto as próprias fotos - há sugestões para todos os gostos, de algumas que até parecem fazer sentido até as mais bizarras.

Agora a proposta ressurgiu com algum crédito por nascer no meio científico acadêmico, submetido para publicação na forma de um artigo revisado por outros pesquisadores e apresentado em um evento científico.

20/11/2019 - Como reconhecer se você é alérgico a picadas de insetos e o que fazer.

Ter uma reação alérgica a uma picada de inseto não denota fragilidade do sistema imunológico. Pelo contrário, revela que o organismo está tentando se defender bravamente contra invasores que foram inoculados pela pele, como saliva, veneno, anticoagulantes e outros agentes estranhos e nocivos.

13/11/2019 - Cuidado! Espanha confirma primeiro caso de dengue transmitida sexualmente.

O caso notificado na Europa ocorre em uma área sem presença do Aedes aegypti. O homem infectado teve relação sexual sem proteção com o parceiro, que havia viajado para Cuba, onde foi picado pelo mosquito e contraiu a doença.

30/10/2019 - Nova espécie de inseto ganha o nome de Greta Thunberg, a ativista mirim.

Inseto, que mede menos de um milímetro, foi redescoberto em antiga coleção que estava no Museu de História Natural de Londres.

Com a homenagem, cientista reconhece contribuição da ativista para causas ambientais.

O Museu de História Natural de Londres anunciou nesta sexta-feira (25/10) que batizou uma espécie de besouro com o nome de Greta Thunberg, em homenagem à jovem ativista ambiental sueca.

O inseto receberá o nome científico nelloptodes gretae.

23/10/2019 - Implantação da segunda fase do Aedes Transgênico começou na sexta-feira (18) em Indaiatuba - SP.

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Vigilância em Saúde, junto com a Oxitec do Brasil iniciam a instalação dos dispositivos de liberação da 2ª geração do Aedes transgênico (batizado como 'Aedes do bem' - marca registrada da Oxitec) na sexta-feira (18) às 9h30 no Centro de Operações Contra a Dengue.

A primeira fase do projeto resultou em até 96% de supressão de mosquitos selvagens Aedes aegypti em comunidades tratadas em comparação com áreas não tratadas.

16/10/2019 - Gatos não são muito eficientes no controle de ratos.

Criado nos anos 40, o desenho animado Tom e Jerry se transformou num grande sucesso em todo o mundo. A razão de toda a graça reside, justamente, na reversão da expectativa; contrariando o senso comum, Jerry, o camundongo, sempre leva a melhor sobre Tom, o gato doméstico que se dedica a caçá-lo sem tréguas e sem sucesso. :)


Agora, um estudo feito pela Universidade de Fordham, em Nova York, revela que William Hannah e Joseph Barbera estavam corretos: gatos não são bom predadores de ratos.

09/10/2019 - A controvérsia do Aedes transgênico: o 'super aedes' nunca existiu?

Um estudo controverso sobre mosquitos transgênicos publicado em setembro espalhou medo entre o público e fez cientistas torcerem o nariz. Assinado por dez cientistas dos Estados Unidos e do Brasil, o trabalho mostrou que os Aedes aegypti transgênicos soltos entre 2013 e 2015 em Jacobina, no interior da Bahia, se reproduziram, transferindo genes para a população local de mosquitos. Os insetos modificados geneticamente deveriam, em teoria, gerar filhotes frágeis, que não chegariam à idade adulta, mas os autores mostraram que alguns desses filhotes vingaram e estavam cruzando com os Aedes 'naturais', gerando os chamados Aedes 'híbridos'.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]