Destaques

14/11/2018 - Plantas fazem lagartas atacarem umas às outras até o canibalismo

Não é incomum que as pragas de insetos, além de comerem os alimentos que cultivamos, comam também umas as outras. Agora, porém, descobrimos que as plantas de tomate podem se unir para levar diretamente as lagartas para o canibalismo. “Este é um novo mecanismo ecológico de resistência induzida que efetivamente altera o comportamento dos insetos”, diz Richard Karban, que estuda as interações entre herbívoros e suas plantas hospedeiras na Universidade da Califórnia.

07/11/2018 - Por que não podemos acabar com as moscas?

Para cada pessoa da Terra, há 17 milhões de moscas. Elas polinizam as plantas, consomem corpos em decomposição, comem a lama dos canos de esgoto, estragam as colheitas, espalham doenças, matam aranhas e caçam libélulas. Sem elas, para ficar apenas em um exemplo, não haveria chocolate.

05/11/2018 - Boletim Epidemiológico Semanal

Confira o Boletim Epidemiológico semanal, editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, e fique por dentro das estatísticas e monitoramento dos casos de Dengue, Febre Chikungunya, Febre pelo vírus do Zika, e outras doenças com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública.

31/10/2018 - Abelhas ficam paradas durante um eclipse solar total, diz estudo

Durante um eclipse solar total, as abelhas param de voar e ficam completamente em silêncio, segundo nova pesquisa da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Mais de 400 cientistas analisaram o comportamento do inseto no eclipse solar.

24/10/2018 - Ratos da cidade têm hábitos diferentes de seus parentes do campo

Se alguém se deu bem nestes últimos mil anos, esses foram os ratos. Presente em todas as cidades dos seis continentes, pouco se entende sobre a ecologia urbana que levou esses animais a serem tão bem sucedidos.

17/10/2018 - Pesquisadores desenvolvem analgésico com substância extraída de aranha

Uma substância extraída da hemolinfa (fluído que tem função semelhante a do sangue dos vertebrados) de um aranha caranguejeira poderá dar origem a um analgésico para tratar dor neuropática (causada por lesões ou doença do sistema nervoso central) e atenuar problemas associadas a ela - depressão, falhas cognitivas ou de memória e atenção, por exemplo.

10/10/2018 - Biólogo brasileiro registra relação rara entre mariposa e ave

Lacrifagia. A palavra é diferente e pode gerar muitas dúvidas, mas parte delas começaram a ser solucionadas pelo biólogo e herpetólogo Leandro Moraes. No ano passado, durante uma expedição noturna em áreas de florestas de várzea, de Manaus a Tefé, o especialista em anfíbios e répteis se deparou com um comportamento curioso: uma mariposa se alimentando das secreções oculares de uma fêmea de solta-asa-do-norte.

03/10/2018 - Mosca-varejeira usa saliva para se refrescar

Pesquisadores constataram que esse comportamento contribui para refrescar a temperatura das moscas-varejeiras. A movimentação da gota de saliva pela mosca em uma sequência de ciclos permite a perda de calor da gota por evaporação da água. A ingestão dessa gota mais fresca resfria a temperatura de partes importantes do corpo do inseto, como os músculos do voo e o cérebro.

26/09/2018 - Como insetos estão espalhando a contaminação por microplásticos

Uma pesquisa da Universidade de Reading, no Reino Unido, revelou que os microplásticos - partículas com menos de 5 milímetros - podem ser carregados das águas poluídas dos rios e lagos por mosquitos, afetando novos ecossistemas e ameaçando aves e outros animais que se alimentam de insetos.

19/09/2018 - A escala das picadas mais dolorosas de insetos

Ser picado por uma abelha ou uma formiga é sempre desagradável, mas a dor pode variar – e muito. O que nem todos sabem é que essas dores também podem ser classificadas numa escala, conhecida como Índice Schmidt de Dores de Picadas, em homenagem ao seu criador, o entomólogo americano Justin Schmidt.

12/09/2018 - Descoberto o maior mosquito do mundo, com 11 centímetros

Um mosquito gigante com 11,15 centímetros de envergadura foi descoberto por entomólogos na província chinesa de Sichuan. O diretor do Museu de Insetos da China Ocidental, Zhao Li, explicou à agência Xinhua que o inseto foi encontrado no verão passado durante uma expedição ao monte Qingcheng, um destino turístico situado na mesma província.

05/09/2018 - Abelhas criam dependência em pesticidas

As abelhas se viciam em alimentos ricos em pesticidas de uma maneira muito parecida com a dependência de nicotina em fumantes, segundo um estudo realizado pelo Imperial College London, no Reino Unido. De acordo com a pesquisa, quanto mais produtos contaminados as abelhas consomem, mais elas querem.


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |   [ próximo ]