Pragas Urbanas

Traça das Roupas

  • Introdução
  • Biologia
  • Prevenção
  • Controle

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de Tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas.

TRAÇA DAS ROUPAS


Classificação


Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Tineidae


As traças das roupas pertencem à Ordem Lepidoptera, particularmente à família Tineidae, e são microlepidópteros que atacam roupas de lã, tapetes, peles de animais, etc. As formas jovens destas traças são lagartas e, em algumas espécies, como a Tineola uterella Walsingham, podem ficar protegidas por um estojo chato em forma de losango, sendo encontradas aderidas a superfícies tais como paredes, móveis, etc. Este estojo, aberto em ambas as extremidades, permite a movimentação da lagarta, nas superfícies em que está aderida.


As traças das roupas possuem coloração clara e medem aproximadamente 1,2-1,5 cm de comprimento. Apresentam na cabeça tufos de pêlos avermelhados e as antenas são um pouco mais escuras do que o restante do corpo.


As traças das roupas voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas. Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro.


As fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e tecem um casulo, em forma de losango, enquanto se alimentam, podendo ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pêlo, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo, são as mais atacadas. As fezes das larvas das traças das roupas apresentam a mesma coloração das fibras dos tecidos. Quando as larvas estão prontas para pupar, elas migram à procura de frestas.

As traças das roupas alimentam-se de vários tipos de tecidos e são um problema sério para a dona de casa.


Seguem algumas dicas para diminuir a infestação por estes insetos:


Mantenha sua casa limpa. Passe o aspirador de pó embaixo dos móveis, nos cantos, ao longo dos rodapés, dentro de guarda roupas. A seguir jogue fora o saco coletor de pó, pois este pode conter ovos, larvas e adultos das traças;


Remove ninhos de aves vazios que ocupam as áreas que circundam sua casa. Estes ninhos abandonados podem abrigas as traças;


Antes de guardar as roupas que só serão usadas na próxima estação, lave-as e ponha para secar ao sol;


Coloque naftalina dentro de um saco com as roupas afetadas dentro, mas tome o cuidado de colocar um papel entre a roupa e o produto.

Para se obter um controle efetivo das traças das roupas,faz-se necessário localizar a fonte de infestação antes do tratamento. Faça um exame minucioso dentro de armários e objetos guardados por longos períodos e procure os casulos em forma de losango das larvas ou os danos em roupas, tapetes, etc. Verifique colchões e travesseiros de penas e feltros que cobrem teclados de pianos. Para facilitar a visualização das traças nos locais de difícil acesso, tais como sob rodapés, nas costuras de estofamentos de sofás, cadeiras e poltronas, em dutos de ventilação e nos cantos de paredes próximos a carpetes, utilize uma lanterna e uma lixa de unhas para facilitar o trabalho.


Tratar as roupas com inseticida não é uma boa tomada de decisão pois os tecidos podem ser danificados. No entanto, as frestas dos locais infestados devem ser tratadas com um inseticida residual.


O uso do frio pode ser um bom controlador das traças de roupas. Coloque as roupas em sacos de polietileno, retirando o ar e armazene-os no freezer por 3 dias.




PRODUTOS DE USO PROFISSIONAL INDICADO PARA O CONTROLE:


CYPEREX 250 CE - ROGAMA

DDKILL 1000 CE - SERVER QUÍMICA

K-OTHRINE CE 25 - 1 LITRO - BAYER

SOLFAC SC 1 LITRO - BAYER